Exú e Pombogira são Orixás, Divindades e Entidades, são as entidades da linha de Exú e Pombogira que são sempre mais comuns na UMBANDA. Mas esse é um assunto muito complexo e para entendermos melhor seu fundamento é preciso antes, entendermos algumas outras coisas.
Você sabe o que é um MITO?
Quando se ouve falar em MITO, temos um problema grande, metade das pessoas que escutam essa palavra acham que os mitos são fatos históricos e a outra metade acha que os mitos são mentiras. Mitos, não são fatos históricos pois nunca aconteceram no tempo ou espaço em que vivemos, mas os mitos também não são mentiras.
Então, o que é o mito?
Na verdade o mito não é algo e sim uma única coisa, melhor dizendo gosto de definir os Mitos os chamando de objetivos. Os mitos são objetivos alegóricos, para passar um ensinamento sobre algo ou sobre alguma coisa. O objetivo de um mito é dar-nos um ensinamento através de alegorias textuais ou como mais conhecemos, como metáforas.
Os ensinamentos bíblicos e muitos outros daquela época, são ricos de mitos textuais pois era algo muito usado nos dialetos da época para passar ensinamentos através de seus discípulos. Temos como grande exemplo na religião judaico cristã o Mito da criação, onde Adão e Eva são formas metafóricas de explicar o princípio Masculino e o princípio Feminino e a origem de tudo.
Só nesse pequeno mito podemos aprender muitos ensinamentos que nos foi dado por Deus através dos seus seguidores. Que disciparam esse mito por longos séculos…
Exú não é diferente, falando brevemente sobre um mito da Cultura Nagô, que falava o idioma Iorubá no continente Africano, notamos seu início. “Olorum (Deus), que é Unipotente, Unipresente, Uniciente…. Decidiu criar o todo onde era o vazio, assim ele criou sua primeira essência que foi Oxalá (Cristo), incumbiu a Oxalá seu filho a tarefa de criar o mundo, para isso deu em seu poder o saco da criação. Com isso, Oxalá sai do Céu em direção a Terra . Oxalá, saindo do céu em direção a Terra nota que Exú já estava ali…”
Esse mito é muito maior que isso, mas falando no assunto Exú, vamos notar nessa pequena parte do mito que, o que nos está sendo transmitido como ensinamento é que Oxalá, conhecido como o mais velho Orixá, saindo para sua tarefa da criação, se depara com Exú. Exú é o Vazio, assim como Oxalá é o todo, a criação. Para bebermos água, precisamos de um recipiente vazio o qual comporte a água e a leve até nossa boca. Nesse pequeno exemplo da água Exú é o copo e Oxalá é a água.
Exú é o Eixo, o vazio de Exú é absorvedor, Exú é o Guardião da Magia, ele guarda a criação Divina. Exú é aquele que movimenta, que traz a energia e a vitalidade, o guardião que guarda e protege de influências negativas.
Ao contrário do que muitos pensam, Exú não é coisa ruim. Exú não é mal e nem bom, Exú é o executor da lei de Deus.
*Post transferido da Umbanda Grátis
Autor: Umbanda Grátis